Aqui você encontra todos os estádios e arenas de futebol no Estado de Pernambuco – PE – história, informações, como chegar, setores dos estádios e muito + mais +

O Estádio Adelmar da Costa Carvalho, mais conhecido como Ilha do Retiro, é um estádio destinado à prática de futebol, e sede oficial do Sport Club do Recife. Localiza-se no bairro da Ilha do Retiro, cidade do Recife, capital de Pernambuco.

A Ilha do Retiro foi inaugurada no dia 4 de julho de 1937, num amistoso entre Sport e Santa Cruz, com vitória do clube rubro-negro pelo placar de 6-5, tendo como autor do primeiro gol o leonino Artur Danzi.

Atualmente, a Ilha tem capacidade máxima para abrigar 30.000 pessoas e é conhecida pela forte pressão causada pela torcida rubro-negra pernambucana em suas arquibancadas, consideradas de boa acústica.

O maior público registrado no Caldeirão da Ilha foi na final do Pernambucano de 1998, entre Sport e Porto, com resultado final de 2-0 para o Sport e um número recorde de 56.875 torcedores.

A Ilha das Copas destaca-se por ter sido o primeiro estádio do Norte-Nordeste sede de uma partida de Copa do Mundo. O jogo foi realizado em 1950 entre as seleções do Chile e dos Estados Unidos, e vencido pelos chilenos por 5-2.

Estádio Ilha do Retiro

História Estádio Ilha do Retiro

A compra foi um ato de coragem de um grupo formado por Francisco Cribari, José Médici, Renato Silveira, os irmãos Loyo e outros abnegados. Há muito tempo eles tinham em mente a sede própria do Sport Club do Recife. Mas, queriam um terreno amplo, capaz de abrigar a sede e o campo de jogo. A Ilha do Retiro, que veio enriquecer a vida do clube rubro-negro como seu primeiro grande patrimônio, levou três anos para ser comprada.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia mais

O Estádio José do Rego Maciel (conhecido popularmente como Repúblicas Independentes do Arruda ou Arrudão ou ainda Mundão do Arruda) é um estádio de futebol localizado em Recife, estado de Pernambuco, Brasil. Pertencente ao Santa Cruz Futebol Clube, tem atualmente capacidade para 60.044 espectadores.

O maior estádio de Pernambuco, o Estádio do Arruda, é um dos principais estádios do Brasil. Em Pernambuco, além do tamanho, é considerado um dos melhores estádios do nordeste e do Brasil de acordo com o site WorldStadiums, concorrendo de perto com os estádios públicos do Castelão (Fortaleza-CE) e Fonte Nova (Salvador-BA).

O estádio foi construído pensando na mobilidade do espectador, possui uma elevação mais suave dos degraus que facilita o acesso dos torcedores. A visibilidade é de 100%, no estádio não existe alambrado, isso proporciona uma das melhores visão do campo de jogo do país. A acústica é uma das melhores[carece de fontes], o som emitido no anel inferior é projetado para o campo de jogo pelo anel superior funcionando como um amplificador do burburinho da torcida. Além disso, é dotado de um estacionamento para 400 veículos e 35 ônibus.

Pela Avenida Beberibe, em frente ao estádio, circulam mais de 10 linhas de ônibus (1 integrada ao metrô), o que facilita a logística para a circulação de espectadores.

Este estádio já foi palco de vários jogos internacionais, tais como a Minicopa do Mundo, Copa América 1989, Eliminatórias da Copa do Mundo e amistosos da Seleção brasileira. Recebeu, recentemente (em 2009), mais um jogo pelas Eliminatórias da Copa e foi avaliado com nota 9,5 no quesito organização pela Confederação Brasileira de Futebol.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia mais

O Estádio Governador Carlos Wilson Campos, conhecido como Arena de Pernambuco é um estádio de futebol construído em São Lourenço da Mata, município da região metropolitana de Recife, para os jogos da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014 em Pernambuco.

Com padrão internacional, tem capacidade para 44.300 pessoas e 4.700 vagas de estacionamento, sendo 800 cobertas.

Após o Mundial, a Arena vem sendo usada para jogos de futebol, outras competições esportivas, feiras, convenções, shows e grandes espetáculos dos mais variados portes e tamanhos. Paralelamente a isso, a Arena de Pernambuco também sedia eventos privados, como confraternizações de empresas e firmas, além de reuniões comerciais, com mais de 25 espaços diferentes para eventos.

O custo foi de sua obra foi de R$ 532 milhões. A Arena, atualmente, é administrada pelo Governo de Pernambuco, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

Arena Pernambuco

História Arena Pernambuco

A Arena de Pernambuco foi um dos palcos construídos especialmente para a realização da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo, em 2014. Erguida na cidade de São Lourenço da Mata, a arena é um complexo multiúso de primeiro mundo, com acústica diferenciada, proximidade entre as cadeiras e o campo, e capacidade para abrigar, além de jogos de futebol, feiras, convenções, shows e outros eventos, apesar de Pernambuco ainda não ser um polo para eventos de grande magnitude.

O Clube Náutico Capibaribe é o principal mandante de jogos no estádio, que é obra de uma Parceria Público Privada (PPP) da Arena Pernambuco Negócios e Investimentos (empresa de propriedade da Odebrecht com o Governo do Estado.… Clique aqui para ler todas as informações

Leia mais

Todos os Estádios
×