Estádio do Maracanã

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca (“semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali), é um estádio de futebol localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, durante o mandato do então General de Divisão e Prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro Marechal Ângelo Mendes de Moraes, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano.

Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

O estádio foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediou futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que foram realizados na cidade do Rio de Janeiro. Foi também o palco da partida final da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Estádio do Maracanã

História Estádio do Maracanã

A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947, tendo como projeto arquitetônico vencedor o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.

O projeto vencedor previa um estádio para 155.250 pessoas, sendo 93 mil lugares com assento, 31 mil lugares para pessoas em pé, 30 mil cadeiras cativas, 500 lugares para a tribuna de honra e 250 para camarotes. O estádio ainda contaria com tribuna de imprensa com espaço para vinte cabines de transmissão, trinta e dois grupos de sanitários e trinta e dois bares. No total, a área coberta do estádio atingiria 150 mil m², com altura total de 24m. As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental.Trabalharam na construção cerca de 1 500 homens, tendo se somado a estes mais 2 000 nos últimos meses de trabalho. Apesar de ter entrado em uso em 1950, as obras só ficaram completas em 1965.

Em seu projeto original, o Maracanã tinha seu formato oval, medindo 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor. Media 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares, e a distância entre o espectador mais distante o centro do campo era de 126 metros. A cobertura protegia parcialmente as arquibancadas em toda a sua circunferência. Na cobertura foram montados os refletores, que funcionavam a vapor de mercúrio. Desde 1962, até as reformas realizadas na década de 2000, a medida do gramado era de 110 por 75 metros. Havia um fosso que separava o campo das cadeiras inferiores que media três metros de profundidade com bordas em desnível. O acesso ao gramado dava-se por meio de quatro túneis subterrâneos que começavam nos vestiários. Existiam cinco vestiários no estádio, sendo utilizados normalmente apenas três, um para cada time que disputa uma partida de futebol e outro para a arbitragem.

História Estádio do Maracanã

Sua inauguração deu-se com a realização de uma partida de futebol amistosa entre seleções do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 16 de junho de 1950, vencida pelos paulistas por 3 a 1. O meio-campista da equipe carioca Didi, do Fluminense, foi o primeiro autor de um gol no estádio e o goleiro Osvaldo Pisoni foi o primeira a levar um gol.

O primeiro Campeonato Carioca de Futebol com a presença do Maracanã deu-se após a Copa do Mundo, também em 1950, último ano da década de 1940. O campeão do ano anterior, o Vasco chegava juntamente com o America para o último jogo, em 28 de janeiro de 1951, com chances de ser campeão apenas com o empate. Ademir Menezes fez os dois gols do Vasco, que venceu por 2 a 1 (Maneco descontou para o America) levando o chamado Expresso da Vitória ao nono título estadual, incluídos nesta conta títulos pelos Torneios Municipal e Extra, no último ano da década de 1940. Ainda abalada pela derrota na Copa do Mundo de 1950, a população carioca não compareceu em massa neste primeiro Campeonato Carioca realizado no grande estádio, quando a única partida que ultrapassou 100.000 espectadores foi justamente a partida final. Nesta década o Vasco seria ainda campeão carioca em 1952, 1956 e 1958, após o que só seria campeão carioca novamente em 1970.

Rapidamente, o Estádio Jornalista Mário Filho tornava-se o principal palco do futebol do Rio de Janeiro. Em 1951, já na década de 1950, foi realizada a primeira partida noturna do estádio. Neste mesmo ano, foi realizada a primeira Copa Rio, uma competição que reunia os principais clubes do planeta. Palmeiras, de São Paulo, e Juventus, da Itália, fizeram a final, com o time brasileiro sagrando-se campeão. No ano de 1952, realizou-se a segunda Copa Rio, com o Fluminense conquistando o título ao derrotar o Corinthians na disputa dos jogos finais. Em janeiro de 1952, o Fluminense conquistou o seu primeiro Campeonato Carioca no Maracanã, referente ao ano de 1951, ao vencer o Bangu nos jogos finais.

Quem foi o jornalista Mário Filho

Jornalista Mário FilhoMário Leite Rodrigues Filho, mais conhecido como Mário Filho (Recife, 3 de junho de 1908 — Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1966), foi um jornalista, cronista esportivo e escritor brasileiro. Era irmão do também jornalista e escritor Nelson Rodrigues.

A exemplo de outros pernambucanos como o seu irmão Nelson Rodrigues, Bezerra da Silva, Hilário Jovino Ferreira e Chacrinha, Mário Filho é uma figura emblemática do cenário cultural carioca. O nome oficial do Maracanã, “Estádio Jornalista Mário Filho”, foi dado em reconhecimento pelo seu apoio à construção da arena, e a expressão “Fla-Flu”, que designa o clássico do futebol brasileiro entre Flamengo e Fluminense, é de sua autoria. Além disso, o primeiro desfile competitivo das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro foi organizado pelo seu jornal Mundo Sportivo.

Estádio do Maracanã Visitação

Conhecer os bastidores do Maracanã e de quebra chegar próximo ao gramado sagrado do palco das finais de duas Copas do Mundo e de uma edição de Jogos Olímpicos é novamente possível. O que parece um sonho para muitos torcedores é realidade ao fazer o Tour Maracanã, que reabriu em 01/06/17.

O Tour é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam pelo Rio e pelos moradores da cidade.

Quem for ao estádio poderá conhecer um dos vestiários, decorado com camisas de clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A, sala de aquecimento dos jogadores e de coletiva de imprensa. No vestiário, um vídeo com lances históricos do futebol, serve de aquecimento para o ponto mais alto da jornada: a entrada no gramado.

Ao chegar à beira do palco sagrado, os participantes poderão até mesmo sentar em um dos bancos de reservas. Além do gramado, os visitantes também poderão ver itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na história do estádio, como Pelé, Garrincha e Zico. Estão em exposição uma camisa 7 do Brasil usada por Manéna Copa de 62 e a bola e rede do jogo do milésimo gol do Rei do futebol (Vasco x Santos, em 1969).

O passeio conta com novidades, como peças cedidas por Zico que prometem fazer sucesso entre os amantes do futebol. Maior artilheiro da história do Maracanã, com 333 gols o Galinho de Quintino cedeu artigos de seu acervo particular para a reabertura do tour, como uma camisa do Flamengo usada em 1979; a faixa de campeão mundial pelo Fla em 1981; a bola do último jogo da carreira, pelo Kashima Antlers (Japão), em1994; e uma chuteira que usou quando defendeu a Udinese (Itália).

O Tour Maracanã é um passeio para toda família e um programa especial para os amantes do futebol . Prepare-se para um universo de sonhos, explorando todos os sentidos, com vídeos, sons e diversas experiências que ficarão para sempre na sua memória!

Os ingressos para o Tour Maracanã podem ser adquiridos pela internet (www.ingressocerto.com) ou na própria bilheteria do estádio. As visitas guiadas têm hora marcada. Quem quiser pode fazer o tour sem o monitor, mas perde as explicações interessantes que deixam a visita mais rica.

O Tour guiado funciona todos os dias e dura entre 30 a 50 minutos com um guia explicando os ambientes e relatando os fatos marcantes do Maracanã. Aviso: em dias de jogos ou eventos (shows) é possível que não tenha tour ou que os horários sejam reduzidos!!

A visita guiada do Maracanã inicia na recepção contando a história do estádio e o seu acervo. Zico é um dos grandes ícones do Maracanã e tem destaque logo na entrada. O motivo? Zico é o maior artilheiro do Maracanã com 333 gols. Já Pelé foi o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas.

Estádio do Maracanã Visitação

Estádio do Maracanã Ingressos Jogos de Futebol

Os ingressos possuem preços variados, com valores que mudam de acordo com setor, jogo e campeonato, podem ser comprados nos pontos físicos de venda e pelo site do Futebolcard.

Futebolcard: www.futebolcard.com

Gratuidade Maracanã

  • São limitadas e liberadas no dia do jogo diretamente no acesso ao setor.
  • As gratuidades são liberadas apenas no setor Leste Inferior.
  • Crianças menores de 12 anos, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência têm direito à gratuidade.
  • Para garantir a gratuidade é necessário apresentar documento no acesso ao estádio para comprovar o direito à gratuidade.
  • Crianças e idosos precisam apresentar identidade original; pessoas com deficiência, além da identidade original, precisam mostrar a carteira PNE ou laudo médico.
  • O torcedor precisa chegar cedo ao estádio para garantir a gratuidade.
  • Acompanhantes não possuem gratuidade. Apenas acompanhante de pessoa com deficiência visual.

Venda de Ingresso Maracanã

  • Telefone Bilheterias Maracanã: 0800 062 7222

Outras Informações

  • Meia-entrada
  • Meia-entrada é limitada a 40% da carga de ingressos.
  • Estudantes, crianças e jovens de 12 a 21 anos, idosos de 60 a 64 anos e professores de escolas municipais têm direito à meia-entrada.
  • É obrigatório apresentar documento quando for comprar o ingresso e no acesso ao estádio.
  • Estudantes: identidade original e carteirinha ou declaração escolar; crianças, jovens e idosos: identidade original; professores: identidade original, carteira funcional emitida pela Secretaria de Educação e contra-cheque do mês.
  • Boleto de instituição de ensino não é aceito como comprovante.

Estacionamento

  • O estacionamento fica aberto em dias de jogos.
  • As vagas são limitadas. Então, tem que chegar cedo.
  • Outra opção é o estacionamento do Shopping Tijuca.

Retirada de Ingressos

  • Ingressos comprados pela internet devem ser retirados pelo titular da compra.
  • Para retirar o ingresso é necessário apresentar identidade original, cartão utilizado na compra e voucher impresso. Caso o torcedor tenha direito à meia-entrada, deve mostrar documento que comprove a meia-entrada.
  • Sócio-torcedor que não tiver o cartão-ingresso ativo deve fazer a retirada do ingresso.
    Ingresso de meia-entrada só pode ser retirado pelo titular ou responsável (caso seja menor de idade).

Retirada de Ingressos por Terceiros

Caso o titular não possa retirar o ingresso, outra pessoa pode fazer a retirada apresentando documentos.
Documentos: Identidade original do titular e de quem vai fazer a retirada, cartão utilizado na compra, voucher impresso e declaração do titular do próprio punho autorizando outra pessoa a fazer a retirada.

Promoção Visa Checkout

  • Até 50% de desconto no valor de um ingresso de inteira.
  • O desconto é limitado a R$ 20,00.
  • Cadastra-se no Visa Checkout no site do Futebolcard.

Passo a passo:

  • Ao acessar o site Futebolcard, clique no banner da campanha e faça seu cadastro
  • Cadastre o cartão de crédito no VISA Checkout
  • Volte ao site do Futebolcard e escolha a partida que deseja comprar
  • Faça seu login com o cadastro Futebolcard ou VISA Checkout e siga as instruções até a tela de pagamento
  • Se entrou pelo VISA Checkout, o desconto será dado automaticamente no ingresso de maior valor do pedido
  • Se fez login Futebolcard, é preciso selecionar o pagamento com VISA Checkout para receber o desconto.
  • Escolha a forma de recebimento do ingresso e finalize o pedido.

Sistema E-ticket

  • Exclusivo para torcedores do Fluminense
  • Aceito apenas através do celular. Portanto, não adianta imprimir o voucher e apresentar no dia do jogo.

Passo a passo:

  • Faça login no site do Futebolcard
  • Em seguida clique em “Meus Pedidos”
  • Procure o pedida da partida e visualize
  • Ao clicar em Visualizar aparecerá um banner com a frase “Clique aqui”
  • Clique no banner, abra o ingresso e apresente o mesmo diretamente, no celular, ao acessar estádio.

Estádio do Estádio do Maracanã Capacidade 2018

Após diversas obras de modernização, a capacidade do estádio é de 78 838 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil.

Apelidos do Estádio Estádio do Maracanã

● O Maior do Mundo
● Templo do Futebol
● Maraca

Dados e estatísticas Estádio do Maracanã

O Maracanã teve Zico como seu maior artilheiro, jogador que atuou a maioria das vezes no estádio pelo Flamengo. Ele marcou 333 gols nas 435 partidas que disputou no estádio.  Já Pelé é o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas. Zico também foi o jogador que mais marcou gols em uma única partida no Maracanã, foram 6 gols, na goleada de 7 a 1 do Flamengo sobre o Goytacaz, pelo campeonato carioca de 1979.

As maiores goleadas da história do Maracanã foram Flamengo 12 a 2 São Cristóvão, pelo Campeonato Carioca de 1956, e Espanha 10 a 0 Taiti, pela Copa das Confederações de 2013.

O Maracanã foi palco do milésimo gol da carreira de Pelé (Vasco 1 a 2 Santos, em 19 de novembro de 1969) e também da despedida do Rei do Futebol da Seleção Brasileira (Brasil 2 a 2 Iugoslávia, em 18 de julho de 1971).

O maior público de uma equipe de fora da cidade do Rio de Janeiro foi registrado na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 entre Fluminense e Corinthians, no episódio que ficou conhecido por Invasão corintiana. Entre 50 a 70 mil dos 146.043 pagantes torciam para o Corinthians, que venceu o confronto nos pênaltis.

Grandes Ídolos Estádio do Maracanã

Vários ídolos mundiais tiveram o enorme prazer de jogar no estádio. Seja em clássico carioca, seja em torneios continentais, seja em Copa do Mundo. Veja a seguir alguns destes jogadores que pisaram no gramado do principal estádio brasileiro:

O maior jogador de todos os tempos teve a marca incrível de fazer 32 gols no estádio. O primeiro aconteceu em 1957, numa partida contra o América, pelo Torneio Rio-SP. Pelé ainda jogou pelo Santos/Vasco em que em 3 jogos, marcou 5 vezes dentro do estádio. E foi no Maracanã que Pelé marcou seu milésimo gol.

Eusébio

Eusébio não apenas jogou no estádio como foi imortalizado na calçada da fama. A partida em que o “Pantera Negra” jogou no estádio foi na final do Intercontinental de 1962, contra o Santos em um Maraca com mais de 90 mil pessoas assistindo. O Santos saiu vencedor por 3 a 2 com dois gols de Pelé.

Maradona

O craque argentino também jogou no Maraca e por pouco não ficou imortalizado. Maradona tentou fazer um gol do meio-campo na partida contra o Uruguai, pela Copa América, entretanto a bola não entrou. Que sorte a nossa hein, imagina se essa bola tivesse entrado e tivéssemos um gol dessa forma de Maradona em nossa casa!

Franz Beckenbauer



O maior zagueiro da história do futebol mundial jogou no Maracanã e ainda foi humilhado por Pelé em um drible espetacular, mas ele não foi lembrado só por isso, Beck foi imortalizado na calçada da fama . O “Kaiser” jogou também pelo Bayern, em amistoso contra o Fluminense.

Zico

Zico marcou 333 vezes no estádio, portanto é o maior artilheiro do Estádio. Não precisa de falar mais nada do “galinho” né !? Foi o jogador que mais fez gol em uma única partida no estádio (6 gols contra o Goytacaz – 1979) e o jogador a fazer mais gols no estádio em um único ano (30 gols – 1975).

Messi

Messi ficou marcado pela derrota contra a seleção Alemã na final da Copa do Mundo de 2014. A seleção Argentina perdeu por 1 a 0. Enfim, se os deuses do futebol evitaram Maradona de fazer um gol do meio-campo, bem provável que agiram aí novamente, evitando a Argentina de ser campeã em nossa casa. A primeira partida do melhor jogador do mundo foi contra a Bósnia, ainda na Copa, e o atacante do Barcelona ainda deixou seu gol.

Setores Estádio do Maracanã

Setores Estádio do Maracanã

Final da Copa América 2019 no Estádio do Maracanã

A Copa América de 2019, originalmente com o nome de CONMEBOL Copa América 2019 teve a sua 46º edição no Brasil. Este é o principal torneio de futebol masculino entre as seleções da América do Sul. Essa foi a 5º vez que o Brasil recebe a competição, a última vez foi em 1989.

O Estádio do Maracanã, pode ser considerado o estádio mais importante da competição. O palco carioca recebeu cinco jogos do torneio, incluindo a final.

Em meio a impasses sobre a presença do Maracanã na Copa América 2019 devido a problemas de gestão, o estádio mais uma vez recebeu a partida final de um grande evento do país.

A CONMEBOL realizou diversas vistorias no estádio a fim de garantir que esteja enquadrado em todas as normas técnicas e de segurança. Por fim decidiram apenas trocar o gramado no mês que antecede a Copa América 2019.

Jogos Copa América 2019 no Estádio do Maracanã

16 de junho, 19h: Paraguai x Catar (fase de grupos)

18 de junho, 18h30: Bolívia x Peru (fase de grupos)

24 de junho, 20h: Chile x Uruguai (fase de grupos)

28 de junho, 16h: Quartas de final (2º do grupo A x 2º grupo B)

7 de julho, 17h: Final

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Mapa Estádio do Maracanã

Google Street View do Estádio do Maracanã

 

Como chegar Estádio do Maracanã

Chegar ao Maracanã de metrô ou trem são sem dúvida as maneiras mais práticas de acessar o Estádio Jornalista Mário Filho, na zona norte do Rio de Janeiro. Seja para uma partida de futebol ou para a visitação diária, o acesso ao local é bem fácil.

São duas as principais estações de metrô e trem que servem ao Maracanã: Maracanã e São Cristóvão. O local de desembarque vai depender do seu portão de acesso, conforme mostraremos abaixo.

✓ METRÔ
Para chegar ao Maracanã de metrô, pegue a Linha 2. As duas principais estações são Maracanã ou São Cristóvão, mas dá também pra desembarcar na São Francisco Xavier (Linha 1). Veja mais abaixo cada uma delas de acordo com o acesso que você preferir.

Se você vem da Barra ou da Zona Sul (Ipanema ou Copacabana, por exemplo), é preciso pegar a Linha 4 e 1, respectivamente, e trocar para a Linha 2 em qualquer estação de integração.

Estação Maracanã: Acesso aos portões A, B e C.
Estação São Cristóvão: Acesso aos portões D, E e F.
São Francisco Xavier (Linha 1): Acesso aos portões C, D e E.

✓ TREM
As estações Maracanã e São Cristóvão, integradas à Linha 2 do metrô, são a melhor maneira pra quem usa os trens da Supervia.

✓ BRT
O BRT é outra opção. Pegue o corredor TransCarioca e siga até a estação Vicente de Carvalho, onde há integração com a Linha 2 do metrô. Dali, é só seguir até as estações Maracanã ou São Cristóvão.

Fotos Estádio do Maracanã

Estádio do Maracanã Vista Interna

Estádio do Maracanã Vista Interna

Estádio do Maracanã Arquibancadas

Estádio do Maracanã Arquibancadas

Estádio do Maracanã Dia de Jogo

Estádio do Maracanã Dia de Jogo

Qual time pertence ao Maracanã?

O Maracanã é do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Fluminense e Flamengo pagam ao Governo mensalmente para obter o patrimônio como estádio e servir como “Casa” nos Jogos Importantes (Clássicos).

Flamengo

 

 

 

Hino do Flamengo

Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar

Saudemos todos com muito ardor
O pavilhão do nosso amor
Preto encarnado, idolatrado,
De mil campões o vencedor

Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar

Lutemos sempre com valor infindo
Ardentemente com denodo e fé
Que o seu futuro ainda será mais lindo
Que o seu presente tão lindo é

Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar

Fluminense

 

 

 

Hino do Fluminense

Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O fluminense me domina
Eu tenho amor ao tricolor!

Salve o querido pavilhão
Das três cores que traduzem tradição
A paz, a esperança e o vigor
Unido e forte pelo esporte
Eu sou é tricolor!

Vence o fluminense
Com o verde da esperança
Pois quem espera sempre alcança
Clube que orgulha o Brasil
Retumbante de glórias e vitórias mil!

Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O fluminense me domina
Eu tenho amor ao tricolor!

Salve o querido pavilhão
Das três cores que traduzem tradição
A paz, a esperança e o vigor
Unido e forte pelo esporte
Eu sou é tricolor!

Vence o fluminense
Com sangue do encarnado
Com amor e com vigor
Faz a torcida querida
Vibrar com a emoção do tricampeão!

Vence o fluminense
Usando a fidalguia
Branco é paz e harmonia
Brilha com o sol da manhã
Qual luz de um refletor
Salve o tricolor!

Gastronomia Estádio do Maracanã

Além dos já tradicionais cachorro-quente Geneal, biscoito Globo e sanduíches do Bob’s, o espaço de convivência, localizado no Setor Leste Inferior do estádio conta agora com produtos de novas marcas, como Baby Beef, Aice Zusushi, Mon Crêpe, Seven Café, Farid e Espetto Carioca. Os torcedores poderão escolher entre esfihas, quibes, sushis, pizzas, crepes, pão de queijo, doces e cafezinho. Para quem prefere um cardápio mais light, há também barra de cereais, iogurte, frutas e mix de sementes.

Caixas ambulantes e rapazes com menu volante circularão para facilitar a venda de tíquetes e a escolha do pedido, bem como evitar filas nos intervalos do jogo, quando o fluxo de pessoas aumenta.

Estádio do Maracanã Gastronomia

Calçada da Fama do Estádio do Maracanã

A Calçada da Fama do Estádio do Maracanã é uma área reservada para homenagear grandes futebolistas mundiais, permitindo-se assim relembrar um pouco da história do futebol através de seus craques.

Localizada no nível térreo do estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), próximo à entrada para as cadeiras especiais, teve sua inauguração na data do cinquentenário do Maracanã, em 2000. Quando da sua inauguração, houve também uma homenagem especial a quatro personalidades: Pelé, Garrincha, Zagallo e João Havelange.

Cada um dos homenageados é convidado a colocar seus pés (ou mãos, no caso dos goleiros) em um molde de gesso, encravadas em peças de granito verde e mármore branco. Os desenhos feitos pela junção das peças de granito fazem referência à bolas de futebol (A placa de identificação ou com o nome do atleta, tem o formato de uma bola, ficando sugestivamente entre os pés do jogador.).

Calçada da Fama do Estádio do Maracanã

Uma curiosidade é que Garrincha, falecido à época da inauguração, só pôde ter sua pegada eternizada no Maracanã através de uma doação da família Mourão, que por anos manteve a placa com o molde de seus pés tortos intacta num acervo particular. Além disso, ele possui um estande especial com um par de suas chuteiras e uma camisa.

A lista dos 51 primeiros nomes foi assim escolhida, por uma comissão de jornalistas esportivos: Os dez maiores artilheiros dos 50 anos do estádio e mais 40 notáveis, que ajudaram a construir a história do Maracanã. Porém, por considerarem uma injustiça a não inclusão de Leandro, resolveram homenagear 51 notáveis, e não mais 50.

A comissão de jornalistas esportivos que elegeu os principais nomes da história do Maracanã foi formada por Armando Nogueira, José Carlos Araújo, Luiz Mendes, Washington Rodrigues, Orlando Batista e Milton Neves.

Atualmente, são 100 os imortalizados (Masculino), e mais uma mulher (Marta). Destes, 6 são estrangeiros, e apenas 7 são goleiros.

Existe um projeto para se criar o hall da fama para os técnicos.

Em 2009, foi inaugurado no local uma Estátua em homenagem ao Zico.

Museu do Futebol Estádio do Maracanã

Museu do Futebol é um museu temático dedicado ao futebol existente nas dependências do Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 2006 pela Secretaria Estadual Turismo Esporte e Lazer.

O Museu do Futebol é o Primeiro Museu do Brasil dedicado ao futebol. A construção é a continuação destacada do Museu Internacional do Esporte inaugurado em 2001.

O sucesso começou no ano de 2000, quando na comemoração dos 50 anos do Maracanã, foi inaugurada a “Calçada da Fama” com a marca em alto relevo em cimento e mármore dos pés de 90 destacados jogadores de futebol.

O Museu do Futebol ocupa três andares do anexo portão 18 do Maracanã. Além das instalações do museu os visitantes poderão usufruir das lojas de artigos esportivos, espaço recreativos e cinco auditórios com palestras de futebol.

Museu do Futebol Estádio do Maracanã

O acervo do Museu do Futebol é composto em grande parte por artigos que lembram a seleção brasileira e os 40 principais clubes brasileiros através de bandeiras, flâmulas oficiais e farto material fotográfico. Preciosidades do Museu e que poderão apreciadas são a camisa e a chuteira usadas por Garrincha na Copa de 1962. Se existe alguma contradição da origem da bola do Gol Mil de Pelé, da rede e de uma das bolas usadas no dia não pesa nenhuma dúvida e elas estão em exposição em destaque no acervo do Museu. De Pelé também é apresentada a famosa placa comemorativa do Gol contra o Fluminense em 1961 e que originou a famosa frase “Gol de Placa”.

Entre as camisas oficiais usadas pelo Brasil em todas as Copas e com destaque para as Copas de 1950 e 1970 e de várias seleções de outras nações trocadas durante os jogos.

A visitação ao Museu do Futebol é gratuita e estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, exceto nos dias de jogos.

Eventos e Shows Estádio do Maracanã

Esportivos

O Maracanã já recebeu pelo menos três grandes eventos de outros esportes se não o futebol. O primeiro deles aconteceu em 1951. Trata-se da luta entre o japonês Masahiko Kimura, campeão mundial, e considerado o grande judoca do planeta, e Hélio Gracie, o maior nome do jiu-jitsu e da luta livre no Brasil.

Em 1952, a equipe estadunidense de basquetebol Harlem Globetrotters se apresentou no estádio.Em 1983, o terceiro grande momento – O Grande Desafio de Vôlei – Brasil X URSS – uma partida histórica de voleibol entre a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino e a então Seleção Soviética de Voleibol Masculino, campeã olímpica e mundial à época, que detém até hoje o recorde de público numa partida a céu aberto: 95.887 pagantes.

As cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 também foram no estádio.

Em 2016, ocorreu no estádio a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Estão previstas quatro partidas do futebol nos Jogos: semifinais e finais masculinas e femininas. Também está prevista a cerimônia de encerramento.

Não desportivos

● Congresso Internacional das Testemunhas de Jeová em 1985 e 1990
● Missas campais do Papa João Paulo II em 1980 e em 1997
● Espetáculo musical do cantor norte-americano Frank Sinatra em 1980;
● Partida amistosa, comemorativa dos 30 anos do Maracanã, realizado entre as Seleções do Brasil e da União Soviética, em 1980;
● Espetáculo musical do grupo de rock Kiss, em 1983 pela turnê do disco Creatures of the Night.[8] Parte do show foi editado em 2007 no DVD Kissology Volume 2: 1978–1991.
● Show do cantor inglês Sting, em 1987;
● Show da cantora norte-americana Tina Turner, em 16 de janeiro de 1988 (registrado no anuário Guinness Book of Records como recorde mundial de maior público pagante de um artista até hoje. Mais de 188 mil pessoas lotaram o estádio para o show, o qual foi transmitido ao vivo para todo o mundo).O show foi gravado e transformado em VHS e DVD Tina: Live in Rio ’88.
● Show da apresentadora Xuxa Meneghel em 1988. O show foi transmitido ao vivo pela TV Globo no lugar de seu programa, Xou da Xuxa.
● Show do cantor inglês e ex-Beatle Paul McCartney, em 1990 (registrado no livro Guinness Book of Records como recorde mundial de público de show de cantor solo, estima-se que tenham comparecido no show aproximadamente 180 mil pessoas);
● Festival Rock In Rio II, em 1991;
● Última chegada oficial do Papai Noel à cidade (realizado anualmente até 1991);
● Shows da cantora norte-americana Madonna, em 1993[80] com público de 120 mil pessoas;
● Festival Hollywood Rock, com apresentação dos grupos Barão Vermelho, Spin Doctors, Rita Lee e Rolling Stones, em 1995.
● Show dos Backstreet Boys, em 3 de maio de 2001, com o público de 70 mil pessoas. Para assistir ao show, cerca de mil pessoas ficaram acampadas em frente ao estádio;
● Show e Gravação do CD “Brasil: Diante do Trono”, do Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono, em dezembro de 2001, com um público de mais de 180 mil pessoas, com entrada franca;
● Gravação do CD e DVD “Sandy e Junior Ao Vivo no Maracanã”, da dupla Sandy e Junior, no dia 12 de outubro de 2002, com um público de 70 mil pessoas, sendo até hoje o show de um artista nacional que mais lotou o estádio.
Espetáculo da banda de rock canadense Rush em 23 de Novembro de 2002 pela turnê do disco Vapor Trails com público de 42 mil pessoas; O show foi gravado e transformado em CD e DVD ao vivo Rush in Rio, editado em 2003.
● Show do grupo mexicano RBD no dia 08 de outubro de 2006, com um público de entre 45 e 50 mil pessoas. O show foi gravado e lançado em DVD, intitulado Live In Rio.
● Gravação do CD/DVD “Multishow Ao Vivo Ivete Sangalo no Maracanã”, da cantora baiana Ivete Sangalo no dia 16 de dezembro de 2006, com um público de aproximadamente 50 mil pessoas;
Show da banda de rock britânica The Police no dia 8 de dezembro de 2007.
● Dois shows da Turnê Stick & Sweet Tour de Madonna nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2008.
● Show de comemoração de 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, no dia 11 de Julho de 2009, com público de aproximadamente 68 mil pessoas e transmissão para o Brasil e exterior pela Rede Globo.
● Show da banda Foo Fighters pela turnê Sonic Highways em 25 de janeiro de 2015

Complexo Esportivo do Maracanã

O Maracanã, o Maracanãzinho e o Parque Aquático Júlio Delamare formam o complexo esportivo do Maracanã.

Maracanãzinho 

O Ginásio que faz parte do Complexo é conhecido como Maracanãzinho, e foi inaugurado em 1954, já tendo recebido grandes eventos, como Campeonatos Mundiais masculinos de basquete de 1963 e de vôlei de 1990. Sua capacidade é de 8.257 espectadores.

Parque Aquático Júlio Delamare

O Parque Aquático Júlio Delamare, com capacidade para 2.888 espectadores e o Estádio de Atletismo Célio de Barros completam o Complexo, que foi uma das sedes dos Jogos Pan-americanos de 2007, abrigando as competições de Futebol, Pólo Aquático e Vôlei.

Complexo Esportivo do Maracanã

Vídeos do Estádio do Maracanã

Contato Estádio do Maracanã

Telefone Estádio do Maracanã

● 0800 062 7222

Endereço Estádio do Maracanã

Av. Pres. Castelo Branco,
Bairro: Maracanã – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20271-130

Redes Sociais Estádio do Maracanã

Página do Estádio do Maracanã no Facebook
www.facebook.com/Maracana

Twitter Oficial do Estádio do Maracanã
twitter.com/maracanaestadio

Instagram Oficial do Estádio do Maracanã
www.instagram.com/maracana

Site Estádio do Maracanã
www.tourmaracana.com.brwww.estadiodomaracana.com.br