Estádio Ilha do Retiro

O Estádio Adelmar da Costa Carvalho, mais conhecido como Ilha do Retiro, é um estádio destinado à prática de futebol, e sede oficial do Sport Club do Recife. Localiza-se no bairro da Ilha do Retiro, cidade do Recife, capital de Pernambuco.

A Ilha do Retiro foi inaugurada no dia 4 de julho de 1937, num amistoso entre Sport e Santa Cruz, com vitória do clube rubro-negro pelo placar de 6-5, tendo como autor do primeiro gol o leonino Artur Danzi.

Atualmente, a Ilha tem capacidade máxima para abrigar 30.000 pessoas e é conhecida pela forte pressão causada pela torcida rubro-negra pernambucana em suas arquibancadas, consideradas de boa acústica.

O maior público registrado no Caldeirão da Ilha foi na final do Pernambucano de 1998, entre Sport e Porto, com resultado final de 2-0 para o Sport e um número recorde de 56.875 torcedores.

A Ilha das Copas destaca-se por ter sido o primeiro estádio do Norte-Nordeste sede de uma partida de Copa do Mundo. O jogo foi realizado em 1950 entre as seleções do Chile e dos Estados Unidos, e vencido pelos chilenos por 5-2.

Estádio Ilha do Retiro

História Estádio Ilha do Retiro

A compra foi um ato de coragem de um grupo formado por Francisco Cribari, José Médici, Renato Silveira, os irmãos Loyo e outros abnegados. Há muito tempo eles tinham em mente a sede própria do Sport Club do Recife. Mas, queriam um terreno amplo, capaz de abrigar a sede e o campo de jogo. A Ilha do Retiro, que veio enriquecer a vida do clube rubro-negro como seu primeiro grande patrimônio, levou três anos para ser comprada. A revelação é de Francisco Cribari, tesoureiro, na época, do Sport:

Com todos trabalhando de acordo e o pagamento em dia, marchávamos para o levantamento do clube. Em 1934, conseguiu trazer para quatro partidas em nossa terra, o selecionado da Bahia que tinha sido campeão brasileiro no ano anterior. Nesta mesma época, a Companhia de Construções Residenciais, do Rio Grande do Sul, intitulada Casa Própria, instalou uma filial em Recife.

Aproveitei a oportunidade e, de acordo com os demais diretores, fiz com a mesma um contrato de 100 contos de réis para edificar nossa sede. Precisava pagar de início 25 contos de réis, e a tesouraria só tinha em caixa 13 contos de réis. Vendemos então um resto de medalhas pertencentes ao clube, e o resto foi coberto por uma subscrição entre um determinado número de sócios.

Estádio Ilha do Retiro História

Um ano depois, tínha direito aos primeiros 50 contos. Tudo corria às mil maravilhas e a boa estrela do Sport nunca brilhou com tanto fulgor como naquele ano de 1935. Por esse tempo, o Banco de Crédito Real de Pernambuco, do qual era gerente o grande rubro-negro Renato Silveira, arrematou em hasta pública a Ilha do Retiro e ofereceu ao Sport, por meu intermédio, pelo preço de 60 contos, preço este combinado com o Dr. Oscar Raposo, que fazia parte da nossa diretoria. Tudo isto, de acordo com a dívida que o antigo dono tinha junto àquele estabelecimento bancário.

Eu e Machado Dias fomos correr a ilha, com a qual ficamos encantados pela sua extensão e pelo lugar onde estava situada e estabelecemos imediatamente o fechamento do negócio.

Acontecia, porém, que o Sr. Amaral, filho do antigo dono, embargou a venda e, para não perdermos tempo, fui procurar o Sr. Amaral e lhe ofereci 20 contos pela desistência do embargo, importância que foi imediatamente aceita. Como não tivesse dinheiro para pagar, emiti imediatamente 4 promissórias de 5 contos, a primeira assinada por mim, a segunda pelo Sr. Luiz da Silva Guimarães Filho, a terceira por J. Nogueira, e a última pelo presidente Adobati.

Pagando a minha no prazo firmado, obriguei assim os demais a procederem da mesma forma, ficando tudo resolvido. Entretanto, faltavam ainda 15 contos para completar o resto da compra e as despesas com a escritura. Como naquela época eu fosse diretor do Departamento de Desportos Terrestres da Federação Pernambucana, consegui do Sr. Carlos Rios, presidente da mesma, um empréstimo daquela importância para ser parceladamente descontada das rendas dos jogos e do aluguel do campo. Em honra da verdade, tenho a dizer que, naquelas circunstâncias, o Dr. Carlos Rios demonstrou ser amigo do Sport.

Em resumo, com 50 contos da Casa Própria, 20 contos de letras descontadas e mais 15 contos emprestados pela Federação, ao todo, 85 contos, foi quanto custou ao Sport a Ilha do Retiro.

E assim comprou-se a Ilha do Retiro, que mesmo naquela época já foi considerado um excelente negócio. Os documentos foram assinados por Luiz José da Silva Guimarães Júnior, em nome do Sport, e Arnaldo Olinto, em nome do banco. Os papéis foram assinados no cartório de Henrique Cavalcanti, hoje Arnaldo Maciel, no dia 3 de março de 1936.

O terreno tinha um enorme sobrado de 14 hectares em bom estado de conservação localizado na freguesia de Afogados, Ilha do Retiro, nº. 56. Foi a primeira sede própria do Sport Club do Recife.

Quem Foi Adelmar da Costa Carvalho

Adelmar da Costa Carvalho

Adelmar da Costa Carvalho (Olinda, 1º de Dezembro de 1909 – Recife, 25 de Abril de 1990) foi um empresário, industrial e deputado pernambucano. Atuou em várias causas humanitárias, sociais e desportistas. Dá nome ao estádio do Sport Club do Recife, ao qual ajudou a construção em seus dois mandatos como presidente do clube recifense.

Adelmar da Costa Carvalho nasceu em família envolvida com comércio, mas, seu pai, Sr. Luiz Carvalho, tinha o desejo de manter o filho longe das atividades exercidas por ele e queria que o filho enveredasse pelo caminho da medicina. Algo que não ocorreu. Órfão de mãe aos 4 anos de idade e estudando no Colégio Nóbrega, Adelmar já demonstrava seu talento para o comércio ao andar com vários lápis apontados no bolso para vender a colegas que perdiam ou quebravam os próprios lápis.

Estádio Ilha do Retiro Construção

A primeira reforma da Ilha ocorreu em 1950, quando o estádio foi indicado para sediar a partida entre Chile e Estados Unidos, pela Copa do Mundo. E numa verdadeira prova de amor, mutirões foram formados por sócios e torcedores rubro-negros, que colaboraram ativamente, inclusive colocando, literalmente, a mão na massa para ajudar a construção.

A arquibancada foi aumentada com o fechamento do anel superior. A capacidade, agora, era para cerca de 20 mil pessoas. Também foram construídos os vestiários e túneis para os jogadores e juízes, além do alambrado que separava a torcida do campo. No dia 27 de abril de 1950, a CBD, atualmente CBF, vistoriou o local e aprovou a Ilha, que sediou, com sucesso, a partida entre americanos e chilenos, que venceram por 5-2.

As obras continuaram a todo vapor em 1953, quando outra empreitada foi deflagrada pelos rubro-negros, desta vez visando o cinquentenário do clube, que seria comemorado em 1955.

Foi construído um novo lance de arquibancada, instalada a iluminação, poço artesiano, campo de treinamento, bilheterias e portão olímpico. Nesta época, um ilustre rubro-negro, que tornaria-se Presidente do clube em 1955 e 1957, colaborou bastante financeiramente para a ampliação: Adelmar da Costa Carvalho. Ele acabou sendo homenageado e o estádio recebeu o nome de Estádio Adelmar da Costa Carvalho.

Entre 1984 e 1994, o estádio passou por uma ampliação. Dois tobogãs foram construídos por trás dos gols. Em 1995, foi inaugurado outro lance de arquibancada, a chamada Curva do Wanderson. O local tem capacidade para 2.100 pessoas sentadas, além de 40 camarotes.

Em 2013 foi apresentando um projeto para a construção de uma Arena na Ilha do Retiro para 45 mil pessoas, projeto esse que nunca saiu do papel. Em 2015 seu presidente João Humberto Martorelli tentou novas investidas no projeto mas sem grande sucesso.

Estádio Ilha do Retiro Reforma e Ampliação

Estádio Ilha do Retiro Reforma e Ampliação

Projeto de modernização da Ilha do Retiro pode sair do papel com investimento europeu

O grande sonho rubro-negros dos últimos anos, é ter uma casa nova, ou ao menos reformada. Tratado como renovação da sede do Sport Club do Recife, o projeto está parado por um motivo muito singular a similar ao de vários empreendimentos: a falta de recursos.

Nós passamos por uma crise muito grande nos últimos anos, e esperamos agora que a economia volte a crescer e os clubes também evidentemente, voltem a crescer, com melhorias de receitas, de patrocínio e também com crescimento do seu patrimônio”, disse Gustavo Dubeux, hoje vice-presidente executivo do clube, e mandatário da última grande reforma na Ilha do Retiro, a curva que foi apelidada com seu sobrenome, e que ele considera na verdade, um paliativo. Após isso, a intervenção feita com projeto de 2016, foi uma readequação do estádio para melhorar a acessibilidade ou para fazer mesmo, fluir o fluxo de pessoas na Ilha.

Uma das plantas do projeto de reestruturação e acessibilidade da Ilha do Retiro

Uma das plantas do projeto de reestruturação e acessibilidade da Ilha do Retiro

Projeto no mercado

Em 2013, o Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife – CDU, órgão da Prefeitura do Recife, deu parecer para o projeto depositado para análise que previa em sua composição será de uma Arena de Multiuso, um Salão de Exposição, um Hotel, dois Empresariais, um Clube e um Shopping Center, com o custo de R$ 750 milhões, mesmo aprovado pela Prefeitura do Recife,

Após o rompimento com a Engevix ainda em 2016, foi ajustada uma parceria para a contratação dos serviços da Ernst & Young-EY, uma das grandes empresas no ramo de consultorias, ainda na gestão de João Humberto Martorelli, e apresenta novos resultados incluindo um contato para investimento de um grupo europeu que já está na mira dos rubro-negros.

Existe um projeto em desenvolvimento, com uma empresa contratada para ver a melhor solução, e tem um founding, que agora com a economia melhorando, acho que o Sport vai realizar esse grande sonho. Então isso é muito importante que ocorra, porque o Sport é clube de 113 anos que precisa estar em crescimento, afirmou Dubeux.

Patrimônio do Sport precisa ser rentável

Destacando que o Sport precisa crescer como clube, o VP leonino, apontou evoluções na construção e ampliação do CT, informatização dos departamentos e criação de grupos de trabalho especializados como o NEPRE – o núcleo integrado com profissionais que atuam no trabalho de recuperação e tratamento de lesões com estrutura e tecnologia de ponta. No entanto, o que Gustavo Dubeux aponta, é que o patrimônio do Sport precisa apresentar rendimentos, ser viabilizado de forma a render para que o Sport possa devolver aos seus sócios e torcedores um melhor conforto nas instalações da Ilha do Retiro.

Nós tivemos um crescimento nos últimos 10 anos, o Sport passou a ter um CT que o faz não ter inveja a nenhum clube no Brasil, passou a ser um clube profissional. Nós estamos hoje numa condição, de estar totalmente informatizado, há muitas outras coisas. Agora o que precisa fazer é que aquele grande patrimônio que é o seu terreno, precisa ter renda daquilo tudo, e é nisso que se está trabalhando , finalizou Dubeux.

Estádio Ilha do Retiro Capacidade 2019

O Estádio Ilha do Retiro tem capacidade para 30.000 mil pessoas sentadas confortavelmente.

Apelidos Estádio Ilha do Retiro

  • Caldeirão da Ilha
  • Alçapão da Ilha
  • Templo Sagrado
  • La Bombonilha
  • Ilha das Copas

Estádio do Sport Recife Visita – Tour

Um roteiro para a família que mistura história, conquistas e muitas emoções. O Tour na Ilha é a melhor opção para quem quer conhecer a fundo a estrutura e os bastidores do estádio rubro-negro, palco de vitórias inesquecíveis, como as dos títulos do Brasileirão de 1987 e da Copa do Brasil de 2008.

A visita guiada pela Ilha do Retiro tem duração aproximada de uma hora. O passeio começa no Sapotizeiro, símbolo da fundação do Sport, e passa pela Sala de Troféus, Sede Social, Tribuna de Honra, Sala de Imprensa, Paredão do Magrão e outros espaços que contam bastante sobre o passado e o presente do Leão.

Mas é, sem dúvida, a visita aos vestiários do time profissional o momento de maior expectativa para os torcedores, que fazem o mesmo caminho dos atletas até o gramado. O Tour na Ilha costuma ser realizado aos fins de semana, especialmente nos dias em que o Sport atua em casa, e está aberto tanto para adultos como para crianças.

A venda de ingressos para o Tour na Ilha é feita de forma online.

Como Comprar

No portal do sócio no Site Oficial do Clube
Não-sócios – No site da Futebol Card 

Reúna o seu grupo!
Você tem a opção de fazer o Tour na Ilha apenas na companhia da sua turma. Nesse caso, a visitação precisa ser agendada. Mais detalhes pelo telefone 3225-6719

Estádio Ilha do Retiro Venda de Ingressos

Ingressos disponíveis para:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

  • Arquibancada Sede
  • Sociais
  • Arquibancada Frontal
  • Cadeira Central

Para adquirir os ingressos os torcedores podem comprar pela internet no site Futebol Card 
Nas bilheterias do Estádio Ilha do Retiro.

Maiores públicos Estádio Ilha do Retiro

O Estádio Ilha do Retiro já chegou a apanhar um público de 56.875 pessoas, no dia 7 de junho de 1998, na decisão do Campeonato Pernambucano, contra o Porto. Na ocasião o Sport venceu por 2-0 e sagrou-se Tricampeão Pernambucano invicto.



Maior Artilheiro Estádio Ilha do Retiro

O maior artilheiro no Estádio Ilha do Retiro é Traçaia, com 114 gols entre 1953 e 1963, pelo Sport Clube Recife.

Estádio do Sport Recife Setores

Estádio Ilha do Retiro Setores

Estádio do Sport Recife Mapa

Google Street View Estádio do Sport Recife

Como chegar Estádio Ilha do Retiro

Lista das Linhas que atendem ao entorno da Ilha do Retiro

Rua Sport Clube do Recife:

  • 311-Bongi (Afogados)
  • 313-San Martin (Abdias de Carvalho)
  • 314-Mangueira
  • 331-Totó (Jardim Planalto)
  • 332-Totó (Abdias de Carvalho)
  • 341-Curado I
  • 351-Curado II
  • 361-Curado IV – R. 14
  • 363-Curado IV – Av. 01
  • 421-Torrões
  • 431-Cidade Universitária

Praça Euclides da Cunha (Rua Benfica, bairro da Madalena):

  • 312-Mustardinha
  • 315-Bongi
  • 321-Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
  • 324-Jardim São Paulo (Piracicaba) Via San Martim
  • 413-Avenida do Forte
  • 414-Torre
  • 415-Sítio das Palmeiras
  • 416-Roda de Fogo
  • 422-Monsenhor Fabrício
  • 423-Engenho do Meio
  • 425-Barbalho (Detran)
  • 432-CDU (Várzea)
  • 433-Brasilit
  • 440-CDU/Caxangá/Boa Viagem
  • 442-Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
  • 445-Tabatinga
  • 446-UR-07
  • 448-Jardim Petrópolis
  • 450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
  • 456-Parque Capibaribe
  • 480-Camaragibe/Derby
  • 481-Timbi/Derby

Para obter maiores informações sobre a estocagem, itinerários, paradas de ônibus, dentre outros, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, através do número 0800 081 0158, ou acessar o site da Grande Recife.

Fotos Estádio Ilha do Retiro

Fachada

Estádio Ilha do Retiro Fachada

Imagem Noturna

Estádio Ilha do Retiro Imagem Noturna

Arquibancada

Estádio Ilha do Retiro Arquibancada

Dia de Jogo

Estádio Ilha do Retiro Dia de Jogo

Gramado

Estádio Ilha do Retiro Gramado

Estádio Ilha do Retiro PES

O Estádio Ilha do Retiro é um dos times que tem ou teve presente no game seu estádio virtual na franquia PES da Konami. Os gritos oficiais da torcida também estarão no jogo. O estádio se junta a outras arenas brasileiras confirmadas em PRO EVOLUTION SOCCER. Confira abaixo a foto do Estádio Ilha do Retiro 2013.

PES 2013

Estádio Ilha do Retiro Pes 2013

PES 2017

Estádio Ilha do Retiro Pes 2017

PES 2019

Estádio Ilha do Retiro Pes 2017

 

Qual time pertence a Estádio Ilha do Retiro?

Sport Club do Recife – www.sportrecife.com.br

O Sport Club do Recife (conhecido como Sport e Sport Recife, de monogramo SCR) é um clube brasileiro de desportos, situado no bairro da Ilha do Retiro, cidade do Recife, estado de Pernambuco. Foi fundado em 13 de maio de 1905, por Guilherme de Aquino Fonseca, um pernambucano que viveu por muitos anos na Inglaterra, onde estudou na Universidade de Cambridge e regressou a Pernambuco trazendo consigo o apreço pelo novo esporte daquele país: o futebol.

É conhecido pelo seu símbolo maior: o leão; suas cores oficiais são o preto e o encarnado e, desde o ano de 1937, manda seus jogos na Ilha do Retiro onde é apoiado pela massa sportista. O Leão da Ilha é o clube mais popular de Pernambuco, do Norte-Nordeste e um dos mais populares do Brasil, tendo rivalidades históricas com o América Futebol Clube, onde duela no Clássico dos Campeões; com o Clube Náutico Capibaribe, onde o confronto entre ambos é conhecido como o Clássico dos Clássicos, sendo este o terceiro clássico mais antigo do país; e com o Santa Cruz Futebol Clube cujo confronto é denominado de Clássico das Multidões.

No ano de 2010, o Sport Recife foi honrado pela FIFA, com a distinção de ser um Clube Clássico brasileiro, sul-americano e mundial, fazendo parte do hall de grandes clubes daquela federação internacional. Tem como principais glórias: 42 títulos pernambucanos, 3 Copas do Nordeste, 1 Torneio Norte-Nordeste, 1 Troféu Roberto Gomes Pedrosa, 1 Copa do Brasil e 2 Campeonatos Brasileiros. Além disto, possui uma tríplice coroa referente ao ano de 1988.

O Sport é dono de oito títulos com chancela da CBD/CBF, referente aos anos de 1968, 1987, 1990, 1994, 2000, 2008 e 2014; sendo 4 nacionais, 1 inter-regional e 3 regionais. Detém conquistas pioneiras no futebol do norte-nordeste, a exemplo de ser o primeiro campeão do Nordeste, do Norte–Nordeste, da Copa do Brasil.

Hino do Sport Club do Recife

Com o Sport Eternamente estarei
Pois rubro-negras são
As cores que abracei
E o abraço, de tão forte,
Não tem separação
Pra mim, o meu Sport É religião

A vida a gente vive
Pra vencer Sport, Sport
Uma razão para viver

Treze de Maio,
Mil novecentos e cinco
Dia divino em que Guilherme de Aquino
Reune, no Recife, ardentes seguidores
Fundando esta nação de vencedores
Que encanta, enobrece e dá prazer
Sport, Sport
Uma razão para viver

Eterno símbolo de orgulho
É o pavilhão
De listras pretas e vermelhas,
Com o Leão
Erguendo, imponente, o imortal escudo
Mostrando à gente que o Sport é tudo
Que a vida tem de belo a oferecer
Sport, Sport Uma razão para viver

São gerações e corações
Fazendo a história
São campeões e emoções
Tercendo a glória
Do bravo Leão da Ilha, Sport obsessão
Que faz bater mais forte o coração
Torcida mais fiel não pode haver
Sport, Sport Uma razão para viver
Sport! Sport! Sport

Mascote Sport Club do Recife

O mascote-símbolo do Sport se chama Leo e foi criado há mais de 25 anos pelo chargista Humberto Araújo. Desde então, vem ilustrando as conquistas e momentos marcantes do clube.

O mascote ganhou vida 2007, passando a entrar em campo com os jogadores do Sport e alegrando a festa da torcida. O nome Leo foi escolhido por significar leão em latim.

 

 

Shows e Eventos Estádio Ilha do Retiro

Durante sua história, a Ilha do Retiro sediou diversos tipos de shows. O mais recente aconteceu no dia 31 de julho de 2011 com o evento denominado Maior Show do Mundo, que teve participações de Ivete Sangalo, Banda Eva, Luan Santana e outros.

Estádio Ilha do Retiro – Copa

A Ilha do Retiro teve a honra de ter sediado uma partida válida pela Copa do Mundo de 1950 entre Chile x EUA, que acabou no placar de 5-2 para os chilenos.

Naquele ano a CBD convidou o Sport para sediar uma das partidas do Mundial. A comissão da FIFA era exigente quanto à segurança do público, e para atingir tal objetivo, foi necessário um grande mutirão de rubro-negros na Ilha:

Vídeo Estádio Ilha do Retiro

Contato Estádio do Sport Recife

Telefone do Estádio Ilha do Retiro

  • (81) 3225-6700

Endereço Estádio Ilha do Retiro

Rua Sport Club do Recife
Bairro: Ilha do Retiro – Recife – PE
CEP: 50750-560

Redes Sociais Estádio Ilha do Retiro

Página do Estádio Ilha do Retiro no Facebook
www.facebook.com/Ilha-do-Retiro

Twitter Oficial do Estádio Ilha do Retiro
www.twitter.com/ilhadoretiro

Instagram Oficial do Estádio Ilha do Retiro
www.instagram.com/ilha-do-retiro