Estádio Parque São Jorge

O Estádio Alfredo Schürig (mais conhecido como Parque São Jorge e Fazendinha) é um estádio de futebol brasileiro.

Pertence ao Sport Club Corinthians Paulista e tem capacidade atualmente para aproximadamente 10.000 pessoas.

Localiza-se dentro do Parque São Jorge, no Tatuapé, região leste da cidade de São Paulo. Atualmente, o estádio é utilizado para treinamentos e jogos das categorias de base, além de partidas das equipes de futebol feminino do Corinthians e futebol americano do clube.

Ao todo, o time profissional disputou 469 jogos oficiais, com 347 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. Foram 1.332 gols marcados e 480 sofridos. O local é a sede oficial do clube.

Quem mais visitou o estádio foi a Portuguesa, disputando 22 partidas, tendo 14 vitórias do Timão, 01 empate e 07 derrotas.

Estádio Parque São Jorge

História Estádio Parque São Jorge

Fundado no Bom Retiro, o Corinthians passou os primeiros anos de sua história jogando no campo de terra da Rua José Paulino – O lenheiro (nome este dado porque o seu dono era lenhador, que em troca entrou no time). Posteriormente o clube mandou jogos no Estádio da Ponte Grande até finalmente chegar ao Estádio Alfredo Schürig.

Um fato histórico é, o último confronto contra o arquirrival Palmeiras no estádio ocorreu no dia 18 de agosto de 1940, onde o Corinthians venceu pelo placar de 2 a 0. Desde então, por um longo período o clássico foi disputado em campos neutros, como Estádio do Morumbi e Estádio do Pacaembu, até o ano de 2014, quando voltou a ser disputado nas respectivos estádios próprios dos clubes, a Arena Corinthians e o Allianz Parque.

O Parque São Jorge compreende ainda, uma área construída de 158 mil metros quadrados, diversas quadras poliesportivas, dois ginásios, restaurante panorâmico, a sede social e administrativa e um dos maiores parques aquáticos do País.

No ano de 1926, o presidente do clube, Ernesto Cassano, com ajuda de dois sócios, Alfredo Schürig e Wladimir de Toledo Piza comprou o terreno do Parque São Jorge, que pertencia ao Esporte Clube Sírio, localizado no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, ao lado do Rio Tietê.

Como o terreno se localizava no subdistrito do Parque São Jorge, a identificação com o santo guerreiro foi fácil. O clube também incorporou a âncora e os remos do símbolo, já que o navegável rio Tietê, na época permitia o desenvolvimento de esportes náuticos.

Porém, um empecilho dificultava a negociação: em 1923, o Sírio arrendara à firma Cardoso, González & Borballa uma parte da área, que seria construído um bar-restaurante. Caso o Corinthians conseguisse fechar o acordo, o clube deveria honrar o compromisso estabelecido entre o Sírio e o Cardoso, até a data estipulada para o término.

Ernesto Cassano, presidente do clube aceitou o acordo. O combinado foi com as famílias Salem e Abdalla pelo preço de 750 mil contos de réis, que seriam pagos em doze anos: 40 mil na entrada em 1926; 50 mil entre 1927 e 1928; 60 mil em 1929; outros 60 mil em 1930; e por fim 70 mil de forma semestral (com vencimento em 30 de junho e 31 de dezembro) em 1931 e 1937. As prestações começaram no mandato de Cassano e finalizaram na gestão de

Manoel Correcher. Inicialmente para pagar, foram vendidos à AA São Bento as instalações na Ponte Grande, por 40 mil contos de réis.

História Estádio Parque São Jorge

O Corinthians contribuiu para o progresso do Tatuapé. A partir de uma iniciativa do prefeito Firmino Pinto, que desde 1920 demandava do então governador Washington Luís a canalização e retificação do Rio Tietê. Em 1924, dois anos antes do clube se instalar de vez no local, parte das exigências do prefeito foram cumpridas, como a redução do Tietê de 33 para 24 quilômetros, pela remoção de todas as curvas e ilhas no trecho Guarulhos-Osasco.

Assim, o estádio foi construído com a ajuda financeira dos sócios do Corinthians e leva o nome do benfeitor que era morador de Jacareí e possuía uma loja de parafusos na Rua Florêncio de Abreu. Com a quantia de 33.000 contos de réis, comprou o terreno em 1926.

O clube construiu uma grande sede social, que já tinha um campo de futebol, e quadras de basquete, vôlei e tênis, que acabou passando por um processo de reformas. O terreno original, pertencia a Assad Abdalla e Nagib Sallem. No local, havia uma pequena fazenda. Daí a origem do apelido “Fazendinha” que se mantém até os dias de hoje, e que também foi dado pelos associados do Corinthians na época.

A medida em que o futebol e o Corinthians foram se tornando populares entre os anos de 1940 a 1960, os principais jogos passaram a ser disputados no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Dessa forma, a Fazendinha recebia apenas partidas de menor apelo do público.

O estádio viveu várias fases ao longo de seus 90 anos de história. Após a inauguração, no ano de 1928, foi a chamada “fase do morro”, em que uma parte da arquibancada era um morro no qual a torcida ficava encostada. Depois a fase das arquibancadas de madeira, que foi até 1940. Quando o clube resolveu modernizar os assentos, passando da madeira para o cimento, uma parte da torcida protestou, argumentando que o Corinthians estava perdendo sua essência ao se modernizar.

Dois anos depois, o estádio ainda sem ter iluminação, foi inaugurado em 22 de julho de 1928. O Corinthians abriu ao público do campo do Parque São Jorge na partida contra o América-RJ. O jogo reunia na época, os campeões de seus respectivos estados, no ano do Centenário da Independência do Brasil em 1922.

As equipes disputavam a Taça Vada, que oferecida a uma joalheria, com o mesmo nome e cedida ao América pelo Corinthians, além do bronze Char de la Victorie. O confronto terminou empatado em 2 a 2. Em 29 segundos, saiu o primeiro gol do Timão na Fazendinha – o mais rápido da história do estádio.

De Maria fez 1 a 0 para os donos da casa. A equipe carioca virou o placar ainda no primeiro tempo. Na etapa final, aos 15 minutos, Mineiro fez o gol do empate final por 2 a 2 que marcou a inauguração da Fazendinha como casa corintiana.

O Corinthians foi a campo com a seguinte escalação: Tuffy; Grané e Del Debbio; Nerino, Sebastião e Munhoz; Apparício, Neco, Rato, Guimarães e De Maria.

Pessoas de toda São Paulo compareceram ao confronto. O trânsito acabou sendo facilitado, e o Corinthians arrecadou cerca de dezesseis mil contos de réis. Os preços para entrar no estádio custavam cinco mil-réis para a arquibancada e três mil-réis a geral. A vaga para poder estacionar o carro custava dez mil-réis.

Quem foi Alfredo Schürig

Alfredo Schürig

Alfredo Schürig, que hoje empresta o nome ao estádio, foi presidente do Corinthians entre 1930 até 1933. Antes disso, havia ajudado no pagamento das prestações do terreno e forneceu ferros, pregos e parafusos de sua própria fabricação para que as novas arquibancadas fossem construídas.

Durante os anos em que Alfredo Schürig foi mandatário do clube, as arquibancadas foram construídas com materiais fornecidos pelo próprio dirigente.

Em 1933, o estádio acabou sendo reinaugurado e renomeado em homenagem ao presidente na época, e substituiu o estádio da Ponte Grande como local de jogos do Corinthians na cidade de São Paulo.

Tanto o gramado, como as arquibancadas passaram por reformas ao longo das décadas. Mesmo assim, partidas decisivas e clássicos estaduais não eram disputados na Fazendinha.

Estádio Parque São Jorge Construção

No período da Democracia Corinthiana, no início dos anos 1980, o então presidente Waldemir Pires apresentou um projeto de reforma para a Fazendinha.

Os setores de arquibancadas seriam cobertos e ampliados, com capacidade estimada em 40 mil lugares.

No mês de janeiro do ano seguinte, uma chamada de vídeo foi veiculada pela Rede Globo de Televisão convidando torcedores para o “lançamento da pedra fundamental do novo estádio do Corinthians”.

Nas eleições em 1985, Adilson Monteiro Alves era o candidato indicado por Pires para a sucessão. No entanto, Alves acabou sendo derrotado Roberto Pasqua, opositor à Democracia Corintiana. Dessa forma, as reformas não foram realizadas.

Estádio Parque São Jorge Memorial do Corinthians

Estádio Parque São Jorge Memorial do Corinthians

Prepare seu coração alvinegro! Ao entrar no Memorial do Corinthians, localizado no prédio da sede administrativa do Parque São Jorge, você deixa de ser apenas um torcedor e passa a viver o mundo do futebol profissional.

A porta se abre e, de repente, você está dentro de um vestiário, de verdade, nos mínimos detalhes, com direito à imagem de São Jorge Guerreiro, recepcionando-o ao alto; até os trajes usados pelos jogadores estão em exposição:

meiões, shorts, camisas, caneleiras, chuteiras, toalhas, sejam eles pendurados nos cabides ou nos respectivos armários.

Devidamente uniformizado, é chegada à hora de entrar no campo. Antes, porém, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida abençoa a todos.

E não falta nenhum detalhe: ao transpor outra porta, a torcida o espera com muito entusiasmo. Faixas estão penduradas nas arquibancadas; bandeiras são tremuladas, ouvem-se os gritos dos fanáticos torcedores ecoando por todo o estádio.

Agora, você é o próprio jogador em campo, vivendo intensamente a paixão do futebol, como fazem seus ídolos.
A viagem continua… E, para reviver grandes emoções, três telões gigantes mostram as defesas, as jogadas, os dribles e também os gols importantes de jogos memoráveis.

De repente, você se depara com um enorme painel repleto de fotos de equipes corinthianas, desde sua fundação em 1910, ano a ano, até os dias atuais. A modernidade, a tecnologia e a interatividade se fazem presente no passado do Corinthians. Em um outro painel, através de um toque nas respectivas fotos, você se intera sobre a carreira dos ídolos, com direito ao histórico de cada um.

Os heróis que vestiram o manto alvinegro estão devidamente imortalizados: sejam eles em 42 painéis individuais, como os de Roberto Belangero, Luizinho, Teleco, Basílio, Rivelino, Sócrates, Vladimir, entre outros; ou até em caricaturas devidamente autografadas pelos craques.

Para finalizar essa viagem no tempo, uma sala de cinema resgata,por meio de filmes, todos os gols e as narrações das conquistas de todos os títulos.

Venha participar da história corinthiana! Vale a pena! O Memorial foi inaugurado em 27 de janeiro de 2006, em cerimônia com a presença do torcedor corinthiano e ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, do ex-prefeito José Serra, do governador Geraldo Alckmin, de senadores, deputados federais e estaduais, convidados especiais e antigos ídolos do clube.

Horário de funcionamento:

  • Terça a sexta, das 10h às 17h
  • Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

Estádio Parque São Jorge Megaloja

Estádio Parque São Jorge Megaloja

Dentro do Parque São Jorge, existe uma Megaloja da rede Poderoso Timão. Inaugurada em 2010, a loja é a maior da rede de franquias, contando com com mais de 400m².

O local é bem estratégico, fica na saída do Memorial do Corinthians. A loja tem tantos produtos que dá vontade de sair comprando tudo.



Estádio Parque São Jorge Capacidade 2019

O Estádio Parque São Jorge tem capacidade para 10.000 espectadores.

Apelidos Estádio Parque São Jorge

  • Parque São Jorge
  • Fazendinha

Estádio Parque São Jorge Visita – Tour

Mais que um time de futebol, o Corinthians possui uma das maiores sedes sociais do Brasil: o Parque São Jorge.

Localizado no bairro do Tatuapé. Zona Leste de São Paulo, o clube conta com diversas atividades. A área abriga o maior conjunto aquático do país, com bosques arborizados, ginásios poliesportivos e plajground. quadras, além de contar com restaurantes e lanchonetes à disposição dos torcedores do Timão.

E para a alegria da Fiel, toda essa estrutura está aberta à visitação.

Visita Monitorada pelo clube

Acontece aos sábados, domingos e feriados às 10h ou às 12h. O grupo é guiado pelas dependências do clube e também no Memorial, onde são contadas diversas histórias do Sport Club Corinthians Paulista.

  • Crianças de 6 a 14 anos, aposentados e idosos acima de 60 anos com documento em mãos pagam meia-entrada.
  •  A visita pode ser agendada pelo telefone (11) 2095-3000 R: 3175 ou pelo e-mail:[email protected].

Visitantes avulsos

Para interessados que desejam conhecer o Parque São Jorge, nos finais de semana e feriado é cobrado uma taxa de um pouco mais cara e não dá direito a visitação ao Memorial do Corinthians, sendo somente utilizada para acesso ao Clube em virtude da participação nos almoços comemorativos, festas e confraternizações em geral. Normativa de acesso para convidados.

Os associados que desejarem o acesso de convidados na sede social do Corinthians deverão cumprir as normas estabelecidas para melhor convívio entre todos associados.

A liberação de acesso de seus convidados será mediante o pagamento da taxa de visitante na Secretaria de Atendimento (Galeria Central)

Será permitido 01 (um) evento por ano para cada Título/Matricula, para a realização de festas, aniversários, batizados, confraternizações em geral.

O clube reserva o direito da realização de 05 eventos desta modalidade por dia, não ultrapassando esta quantidade estabelecida, visando o maior controle dos não-sócios nas dependências do clube e principalmente para garantir a comodidade e serviços aos associados que compartilharão do mesmo local.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O associado responsável pelo evento deverá chegar ao local de forma antecipada para utilização dos Quiosques das Churrasqueiras (atrás do Ginásio

Principal), NÃO EXISTINDO RESERVA de uso do local.

Para grupos maiores (acima de 20 convidados e limitados até 50 pessoas), o evento deverá ocorrer no Quiosque do Remo, com agendamento prévio e pagamento da taxa de visita por pessoa.

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE ACESSO DE CONVIDADOS

Envio de e-mail para [email protected] com as seguintes informações:

  • Nome completo e matricula do Associado solicitante;
  • Data da realização do evento;
  • Relação dos convidados com Nome completo e RG, com 05 dias prévios;
  • Telefone para contato, caso haja necessidade;
  • Não será possível atendimento de solicitações no dia;
  • Para acesso do convidado, realiza-se o pagamento e recebe um voucher,
  • que será utilizado para entrada pela catraca localizada na Galeria Central;
  • Para saber os valores de visitação, entre em contato com o Parque São Jorge.

Estádio Parque São Jorge Venda de Ingressos

Sócios do programa Fiel Torcedor podem adquirir ingresso para os jogos do Corinthians pelo site www.fieltorcedor.com.br

Ou no Posto de Atendimento do programa localizado na galeria central do Parque São Jorge.

Os horários de funcionamento do Posto de Atendimento são:

  • Terças a sextas – 08h às 20h
  • Sábados, domingos e feriados – 10h às 17h

Para se associar ao programa, acesse www.fieltorcedor.com.br.

A venda online de ingressos para os jogos do Corinthians na Arena Corinthians acontece pelo site www.ingressoscorinthians.com.

Nos dias que antecedem os jogos, os pontos de venda são:

Lojas Poderoso Timão:

Tietê Plaza:
Endereço: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1465, loja 1056, piso térreo, Pirituba – São Paulo – SP.

Shopping D:
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, nº 1.100, piso I, loja 1055

Rua Augusta:
Rua Augusta, 1948 – Cerqueira César

Maiores Públicos Estádio Parque São Jorge

O recorde de público é de 32.419 pessoas, numa partida entre o Corinthians e a Ferroviária de Araraquara em 1959.
Porém, existe a ressalva de que aproximadamente 33 mil pessoas (incluindo imprensa e dirigentes) compareceram a um confronto entre Corinthians x Santos em 1962

Maior Artilheiro Estádio Parque São Jorge

Veja a lista com os maiores artilheiros do Corinthians no Parque São Jorge.

  • 1ª – Cláudio 305 gols
  • 2ª – Baltazar 269 gols
  • 3ª – Teleco 256 gols
  • 4ª – Neco 243 gols
  • 5ª – Marcelinho Carioca 206 gols
  • 6ª – Servílio 200 gols
  • 7ª – Luizinho 175 gols
  • 8ª – Flávio 172 gols
  • 9ª – Sócrates 172 gols
  • 10ª – Paulo 146 gols

Estádio Parque São Jorge Setores

Estádio Parque São Jorge Setores

Estádio Parque São Jorge Mapa

Google Street View Estádio Parque São Jorge

Como chegar Estádio Parque São Jorge

DE TRANSPORTE PÚBLICO

Na linha vermelha, sentido Corinthians-Itaquera, desça na estação Carrão.

Atenção: Na estação Corinthians-Itaquera fica a Arena Corinthians, O Parque São Jorge fica no bairro do Tatuapé, próximo à estação Carrão.

E então você poderá caminhar até o Parque São Jorge.

O clube fica a 1,4 km da estação e são aproximadamente 17 minutos andando.

DE CARRO

O Parque São Jorge fica na Rua São Jorge, 777, Tatuapé, São Paulo-SP.

Na prática fica na Marginal do Tietê, entre a pista expressa e a pista local, com entrada apenas pela pista local, logo após a ponte do Tatuapé.

Se você vem do centro de São Paulo, o caminho mais fácil é pela própria Marginal do Tietê.

Fique na pista local, e 2 km após a ponte do Tatuapé, na própria marginal, haverá uma entrada para o estacionamento do clube, à esquerda, no segundo semáforo.

Atenção: se vier pela pista expressa a última entrada para a pista local fica logo após a Ponte de Tatuapé.

Se estiver vindo do interior de São Paulo:

Pela Dutra

Ao chegar em São Paulo, fique na pista da direita e siga as placas que indicam a Ponte do Tatuapé ou a Avenida Salim Farah Maluf (que é a continuação da própria ponte).

Ao cruzar o rio Tietê, faça o retorno e já estará a 2 km do Parque São Jorge, seguindo o caminho acima.

Pela Ayrton Senna

Logo depois de passar por baixo do Viaduto Aricanduva, já na Marginal do Tietê, entre para a pista local (a da direita).

Em seguida retorne pelo viaduto do Tatuapé e siga o caminho citado acima. Você estará a 2 km do Parque São Jorge.

Atenção: a Marginal do Tietê é a continuação da própria Ayrton Senna

Fotos Estádio Parque São Jorge

Fachada

Estádio Parque São Jorge Fachada

Numerada

Estádio Parque São Jorge Numerada

Arquibancadas

Estádio Parque São Jorge Arquibancadas

Dia de Jogo

Estádio Parque São Jorge Dia de Jogo

Imagem Panorâmica

Estádio Parque São Jorge Panorâmica

Qual time pertence o Estádio Parque São Jorge?

Sport Club Corinthians Paulistawww.corinthians.com.br

Escudo

O Sport Club Corinthians Paulista (mais conhecido como Corinthians, e pelos apelidos de “Timão” e “Coringão”) é um clube multiesportivo brasileiro da cidade de São Paulo, capital do estado homônimo.

Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1 de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro Bom Retiro. Seu nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, sendo chamado pela imprensa brasileira da época de Corinthian’s team.

Embora tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, seu reconhecimento e suas principais conquistas foram alcançados no futebol.O clube é um dos mais bem sucedidos do Brasil e das Américas nos últimos anos.

Sendo o segundo maior campeão nacional, com onze conquistas, ficando atrás somente do Palmeiras. Tendo conquistado dois Mundiais de Clubes da FIFA (recordista na América do Sul, sendo superado mundialmente, somente pelo Barcelona e Real Madrid),uma Copa Libertadores da América invicta, uma Recopa Sul-Americana, sete Campeonatos Brasileiros,três Copas do Brasil,uma Supercopa do Brasil (recordista, ao lado do Grêmio), cinco Torneios Rio- São Paulo (recordista, ao lado de Palmeiras e Santos), duas Taça dos Campeões Estaduais Rio–São Paulo, 30 Campeonatos Paulistas (atual recordista) e uma Copa Bandeirantes (único vencedor).

Hino do Sport Club Corinthians Paulista

Salve o Corinthians,
o campeão dos campeões!
Eternamente, dentro dos nossos corações.
Salve o Corinthians,
de tradições e glórias mil.
Tu és o orgulho
dos desportistas do Brasil!

Teu passado é uma bandeira.
Teu presente é uma lição.
Figuras entre os primeiros
do nosso esporte bretão!

Corinthians grande,
sempre altaneiro!
És do Brasil,
o clube mais brasileiro!

Mascote Sport Club Corinthians Paulista

Mascote

O Corinthians adotou o “mosqueteiro” como seu mascote. Há duas versões sobre a origem do mascote corintiano. A primeira seria por conta do clube ter pleiteado uma vaga na Liga Paulista de Futebol em 1913, da qual apenas participavam Americano, Germânia e Internacional (como os personagens Athos, Porthos e Aramis, do romance “Os Três Mosqueteiros”, escrito pelo francês Alexandre Dumas, em 1844).

Como havia outros pretendentes à vaga, o Corinthians teve de disputar uma seletiva contra o Minas Gerais (do Brás) e o FC São Paulo (do Bixiga), outros dois grandes da várzea paulistana. Após ter vencido as duas equipes, o Corinthians garantiu o direito de disputar a Divisão Especial da Liga, ganhando da imprensa o apelido de D’Artagnan, o quarto mosqueteiro.

Uma segunda versão para a utilização do “mosqueteiro” como mascote corintiano surgiu em 1929, quando o Corinthians venceu o Barracas (Argentina), por 3–1.

Foi a primeira vitória do clube paulista em partidas internacionais e que ganhou destaque nas páginas do jornal “A Gazeta”, com o título dado pelo jornalista Tomás Mazzoni: “O Corinthians venceu com ‘fibra de mosqueteiro'”. Esta versão é adotada oficialmente pelo clube e pelos historiadores, como Celso Unzelte.

Vídeo Estádio Parque São Jorge

Contato Estádio Parque São Jorge

Telefone Estádio Parque São Jorge

  • (11) 2095-3000

Endereço Estádio Parque São Jorge – Onde Fica?

R. São Jorge, 777
Bairro: Vila Moreira – São Paulo – SP
CEP: 03086-035

Redes Sociais Estádio Parque São Jorge

Página da Estádio Parque São Jorge no Facebook
www.facebook.com/Alfredo-Schürig

Twitter Oficial do Estádio Parque São Jorge
www.twitter.com/parquesaojorge

Instagram Oficial do Estádio Parque São Jorge
www.instagram.com/estadio-parque-sao-jorge/